Como a fotografia pode (e deve) melhorar seu local de trabalho.

A fotografia se popularizou, expandiu, e começou a abraçar áreas que não se imaginava antes.
Cada vez mais, a rotina nos força a procurar novos meios de recriar trabalhos “antigos”, de enxergar novas faces, e com elas proporcionar novos métodos de reconhecimento do nosso trabalho.

Mas como a fotografia pode auxiliar isso?

Uma coisa é certa: Atualmente é praticamente impossível viver um dia sem uma foto em nossos celulares, e isso com  certeza pode ser um grande construtor na fotografia do trabalho.
Entre as vastas ramificações da fotografia, podemos analisar e “moldar” alguns estilos em nosso cotidiano, criando uma zona de imaginação, criatividade, reconhecimento e marca, e é claro: muito amor por seu trabalho.

Fotografia institucional: Registrar o ambiente de trabalho como deve ser visto. Cadeiras alinhadas, papéis organizados, bancadas limpas. A fotografia institucional constrói o conceito da empresa e da área de trabalho. Este estilo de fotografia ajuda a visualizar o que realmente é seu trabalho, fazendo uma análise de dentro para fora. Como o local de trabalho deve ser visto (e quisto) pelos clientes.

Retratos e Autorretratos: Retratos conciliam emoções únicas das pessoas. A fotografia pode aproximar o lado sentimental, nos fazendo conhecer novos meios de olhar alguém. Mas não pense que a foto de “funcionário do mês” é um retrato. Este estilo de fotografia vai muito além, é conquistada com uma boa conversa e a análise física e emocional de cada indivíduo. Experimente conversar por um longo momento, analise as feições mais marcantes, retrate elas de forma sincera e verdadeira. Um retrato cheio de emoções pode surpreender a todos.

Fotografia Macro & Micro: Os detalhes que valem a pena! Seu local de trabalho é rico em informações que merecem ter seu destaque. Seja macro, aproxime mais um pouco, encontre pequenos detalhes que fazem seu trabalho ser único! Seja micro, descubra como a união destes detalhes se tornam uma unidade forte. Experimente fechar seus olhos, e pensar no que faz seu local de trabalho ser realmente seu, esses são os pontos perfeitos para fotografar.

Fotografia Documental & Memorial: A fotografia documental é a forma de registrar as memórias que um dia serão perdidas.  Costumamos lembrar de alguém por um gesto, um momento, uma frase e um olhar. Faça o mesmo com seu trabalho. Crie a rotina de fotografar seu local de trabalho mensalmente. Conheça melhor a história que você está construindo e edificando, pense em como contar essa história daqui 5 ou 10 anos.

Não se limite a fotografar apenas a área de trabalho, registre memórias afetivas, variando entre sorrisos e caras de sono, janelas com paisagens lindas e aquele risco na parede que faz pelo menos 3 anos que surgiu. Não tenha medo de romantizar, vai fundo!

Selfies: Elas não poderiam ficar de fora. Selfies também são grandes registros do seu trabalho, e são necessárias para criar grandes vínculos. Não tenha medo de explorar caretas, ambientes, poses… Tudo vale. Selfies são responsáveis por deixar um clima mais agradável e tranquilo no trabalho.

 

Já experimentou fazer algo além do obvio hoje? Tente, garanto que vai gostar!