Como armazenar CORRETAMENTE fotos de celular, tablet ou câmera

As fotos digitais trouxeram uma grande revolução no mundo da fotografia: Você pode ter uma quantia gigante de fotos e vídeos no seu celular, computador ou tablet, trazendo mais comodidade e facilidade para o dia a dia. Por um tempo houve quem acreditou que seria o fim de papéis fotográficos, álbuns, maletas e afins… Mas na verdade, a facilidade que existe para fazer uma foto no celular é a mesma de perde-la.

Uma das maiores reclamações que recebo (incluindo muitos pedidos de ajuda) é para recuperar arquivos perdidos, corrompidos ou excluídos de aparelhos eletrônicos. O simples fato do celular atualizar algum aplicativo pode danificar seriamente registros importantes realizados, tais como viagens, aniversários, e momentos espontâneos da família e amigos.

Mas como GARANTIR que as fotos feitas por você podem ficar seguras e bem guardadas?

  1. Verifique onde suas fotos estão sendo gravadas:
    Em caso de celular e algumas câmeras, existe a opção para gravar as fotos na memória interna do aparelho ou no cartão de memória. As fotos salvas na memória do aparelho podem causar lentidão, por isso, tenha sempre um cartão de memória com espaço. E sempre que atualizar a câmera, verifique se as fotos e vídeos estão sendo gravados no local correto.
    memoria9
  2. Armazenamento em nuvem:
    Algumas empresas especializadas e altamente tecnológicas, como Google e Microsoft, mantêm enormes servidores onde os arquivos são armazenados da mesma forma que você os armazena em seu computador, só que a quilômetros de distância de onde você está.E como você acessa esses seus arquivos, agora tão longe? Você usa a internet, digita um login e uma senha de segurança para se conectar à sua conta (igual quando você entre no facebook ou em outra mídia social) e acessa os seus arquivos nessas máquinas distantes muito rapidamente! Você pode inclusive habilitar o backup automático para esses aplicativos, assim, toda vez que fazer uma foto, ela será carregada automaticamente para o app escolhido.

    Alguns aplicativos: FOTOS, Google Drive, Icloud.
    google-drive google-photos1 iCloud_Alt-200x200

  3. Fazer backup em mais de um local:
    Não deixe suas fotos armazenadas apenas no celular. Baixe e guarde elas em um computador, HD externo, pen drive, CD. Assim, o risco de perder alguma foto importante é baixo… Crie uma rotina (de preferência semanal ou mensal) de armazenar suas fotos em alguns dos exemplos citados.
    hd-externo-portatil-500gb-preto-usb-2.0-samsungpen-drive-8gb-2gb-de-backup-on-line-sandisk-209061500
  4. Limpar fotos antigas com frequência:
    Já notou que no seu celular existem fotos de 2012, com pessoas que você nem lembra mais quem são? Ou então fotos daquele prato de comida de 2015 que você nem gosta mais, sem falar nas fotos de grupos do seu whatsapp que você nem sabe como foram parar ali… Se desfaça de fotos desnecessárias, antigas, ou que já estão armazenadas no backup (que falei ali em cima). Filtre suas fotos por nível de importância, principalmente as fotos e vídeos recebidos em grupos de conversas, que só servem para encher a memória do aparelho.
    snap-v-whats-g1
  5. Revelar fotos importantes:
    Tenha SEMPRE suas fotos mais importantes impressas! Apesar de toda tecnologia e cuidado, você corre grande risco de perder fotos incríveis de sua vida. Portanto, após uma viagem, festa, encontro, ou qualquer evento que tenha fotos memoráveis, imprima e guarde elas em local seco e sem contato direto com luz solar.
    f43ecc9c95a5a0393fa82bba5ed411f4
  6. Evite superlotar a memória do aparelho:
    Aparelho com memória cheia pode ficar lento, corromper arquivos, e parar de funcionar corretamente. Seguindo todos os passos já citados, mantenha sempre uma rotina de limpeza no cartão de memória (e armazenamento interno) para manter seu celular ou câmera sempre em bom estado.
    iDelete-aviso-memoria-cheia

Gostou das dicas? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!