Como conservar fotos antigas

Uma coisa que certamente todos adoram é visitar a casa de pessoas mais velhas e ficar admirando fotografias antigas, ver como o tempo atuou em cada membro da família, matar saudade de tempos que não voltam mais e principalmente se emocionar com momentos inesquecíveis!

Mas, por algum motivo, algumas fotografias desmancham, perdem a cor ou simplesmente viram plástico retorcido dentro das caixinhas de memórias… Mesmo com todo cuidado, algumas fotografias se perdem, mas, será que você está conservando ela do jeito certo?

Tainara Rossi Fotos | Dica fotos antigas

Fonte: https://familia.com.br/familia/7-maneiras-de-preservar-as-fotos

O principal problema relatado com fotos antigas é o mofo, a perda de cor e papéis fotográficos que “colam” em outros objetos e se desmancham. Vamos aprender como cuidar de cada memória impressa?

 

Guarde as suas fotografias em baixa temperatura e pouca umidade. Em geral (para fotos coloridas), quanto mais quente a temperatura, mais rápido as cores vão desaparecer. A maioria das fotos vai estar bem guardada em sua casa entre 10 e 25 graus C. Se você está querendo armazenar suas fotografias durante as próximas décadas, mantenha-as em um recipiente de armazenamento adequado e coloque-as em um cômodo com pouca umidade. A regra geral tanto para umidade quanto para temperatura é “quanto menor, melhor”. Isso também vale para porta retratos que ficam expostos em sala que recebem muita luz do sol. As fotografias vão “desbotar” e perder as cores.

Não guarde fotografias com recortes de jornais, pois o ácido no papel irá danificá-las. Se você deseja unir uma foto com um recorte de jornal, é melhor tirar uma cópia do recorte em papel sem acidez. Se você precisa escrever em suas fotos, escreva diretamente sobre elas com um lápis. Não use caneta ou marcador, e não use qualquer tipo de etiqueta adesiva (os produtos químicos no adesivo vão causar problemas). Evite clipes e borrachinhas, que podem facilmente danificar suas fotos.

Evite o manuseio com mãos sujas. O papel fotográfico é extremamente sensível, principalmente à gordura e poeira… Muitas fotografias acabam se desmanchando devido ao acúmulo de oleosidade de pele e poeira ao longo dos anos. Cada pessoa que manusear as fotografias deve ter as mãos limpas e secas, para evitar possíveis desgastes nas imagens.

4 Tenha hábito da limpeza. O ideal é manter o papel fotográfico sempre com ar renovado, isto é, deixar dar uma arejada de vez em quando. Deixar fotografias armazenadas por muito tempo em um único local pode contribuir para o aparecimento de fungos, mofo e a famosa “fotografia que virou plástico grudento”. Mantenha o costume de pelo menos uma vez ao ano passar um pano seco (De preferência tecido de algodão fino para não causar atrito no papel) para assim remover qualquer umidade ou acúmulo de gordura.

5 Cuide do material que irá armazenar. Em geral, vemos fotografias guardadas em caixas de papelão ou embalagens que causam atrito nas fotografias. O papelão, assim como outros materiais, armazenam muita umidade em seu interior, podendo causar sérios estragos invés de cuidar. Mantenha suas fotografias em caixas plásticas apropriadas para armazenamento, e lembre-se de cuidar e separar fotografias mais frágeis em caixas separadas, para evitar que o atrito cole as fotografias umas nas outras.

6 Atenção com Molduras sintéticas.  A maior parte dos papéis fotográficos antigos continham revestimento de verniz para dar mais cor nas imagens, acontece que este verniz pode vir a derreter com o tempo e colar nas superfícies de molduras de acetato. Tenha atenção nos porta retratos, escolha materiais como vidro ESPECIAL para filtrar o calor e evitar umidade. No caso de molduras, é sempre importante repetir as dicas 3 e 4 deste post.

7 Entenda as crenças de cada época. Quando as câmeras fotográficas surgiram no Brasil, por volta de 1840, muitas pessoas tinham receio, senão medo, de serem fotografadas, era comum a crença de que “tirar” uma foto, “tirava” a alma da pessoa! Embora nossa alma não possa realmente ser tirada e presa em um pedaço de papel, é interessante pensar no quanto podemos guardar de nós mesmos e de nossos entes queridos através desta genial invenção, e de certa forma, talvez podemos encontrar nossa alma nesses arquivos.

 

Fontes:

http://pt.wikihow.com/Guardar-Fotografias

https://familia.com.br/41/familia/7-maneiras-de-preservar-as-fotos